No ano de 2006 demos início ao Programa de Apoio Alimentar ao Domicilio - PAAD.

O PAAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados ao domicílio a utentes e familiares que não conseguem assegurar as necessidades básicas (sendo uma delas a alimentação).

O horário do PAAD é estabelecido aquando da visita da Psicóloga da nossa instituição, sendo a entrega das refeições efetuada normalmente entre as 12:00 e as 13:30 horas - caso se justifique será efetuado outro horário a combinar. Outros serviços são realizados de acordo com a disponibilidade do utente e das técnicas especializadas.

Para que se seja possível prestar apoio domiciliário é necessário um encaminhamento por parte de uma Técnica Social, Médico, Familiar ou alguém próximo/significativo do utente. Neste encaminhamento devem constar os dados pessoais, assim como a informação relativa ao estado de saúde, de dependência, cuidados na alimentação, higiene, entre outros.

Após o encaminhamento é averiguada a situação no terreno através da observação direta e preenchida uma grelha de registo por parte da Psicóloga da LNCF. De seguida é elaborando um plano individual com a descrição dos procedimentos a implementar.




Serviços que a LNCF disponibiliza no PAAD